domingo, 25 de novembro de 2012

Plano de Aula: A importância da água.


Plano de Aula
Disciplina: Ciências Naturais
Aula: A Importância da Água
Introdução 
Este plano de aula irá trabalhar a importância do recurso natural a água, mostrando também as formas de contaminação desse recurso e os métodos para o uso consciente desse recurso essencial para a vida em nosso planeta.

Objetivos 
Identificar a presença da água no cotidiano e reconhecer sua importância como recurso natural indispensável à vida no planeta.
Reconhecer as diferentes etapas e processos que constituem o ciclo da água na natureza e avaliar as consequências das alterações realizadas pelas atividades humanas e incentivar o uso desse recurso de forma consciente.

Conteúdos específicos
Água: distribuição, usos e consumo e ciclo da água
 

Ano 
6º ao 9º
 

Tempo estimado 
Quatro aulas 

Recursos utilizados
·         Vídeos;
·         Gráficos e imagens;
·         Lousa;
·         Data show.
Desenvolvimento das atividades 
Primeira aula 
Debate com os alunos sobre as questões: De onde vem a água? Como ela chega até as nossas casas, pronta para o consumo? Como a utilizamos? Como podemos economizá-la, evitando o risco de o recurso faltar no futuro?
Segunda aula 
Fazer com que os alunos em grupo examinem gráficos e dados e informações sobre a distribuição, disponibilidade e o ciclo da água.
Terceira aula 
Apresentar aos alunos atitudes simples e conscientes para que durante atividades diárias de seu cotidiano possam colaborar para evitar a contaminação e o desperdício do recurso.
Quarta aula 

Realização de debate sobre as formas de economizar e utilizar a água, apresentando assim o caminho que a água faz para chegar as nossas residências e apesar dela passar por tratamento recomenda-se filtrar ou ferver a água antes de bebê-la. Os alunos serão divididos em grupos e irão elaborar folhetos explicativos ou painéis sobre a importância da água e seu consumo consciente de forma a utilizar todas as informações adquiridas durante as aulas.
Avaliação 
·         Será avaliado o trabalho realizado em grupo, assim como a participação de cada aluno no grupo;
·         Em seguida será realizada uma avaliação para testar o conhecimento individual de cada aluno, utilizando gráficos para verificar a interpretação dos alunos, juntamente com questões de situações problemas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário